Em primeiro lugar, um aviso que me deixa deveras contente: tenho leitores de vários pontos do mundo! (até agora, Estados Unidos, Singapura, Itália, Reino Unido e Suiça :D). Assim, de modo a facilitar a leitura, passarei a escrever também em inglês a partir de muito em breve.
Recebi recentemente um convite no facebook para aderir a um grupo que priveligiava o comércio português. Isto fez-me pensar... também a indústria da moda deve ser enaltecida em Portugal e preferida pelos portugueses.
Escrevo então sobre uma nova marca de roupa (nacional, claro) que homenageia o sentimento português (mais particularmente, lisboeta)
Cristina Fernandes de Abreu, proprietária da marca
MyLisbon, identificou os elementos marcantes da nossa identidade e transportou-os para o mundo da moda. Guitarras portuguesas, calçada, azulejos, varandas em ferro, ou mesmo o Arco da Rua Augusta, a Rosa dos Ventos do Padrão dos Descobrimentos ou mesmo o Mosteiro dos Jerónimos encontram-se incorporados simbolicamente em "peças de vestuário femininas, originais e sofisticadas, inspiradas nestes marcos históricos, com maior ênfase nos que estão relacionados com a capital", diz Cristina Fernandes em entrevista à revista Visão.
Uma colecção de vanguarda que pretende ser mais do que as típicas malas (LisbonLisbonLisbon...) ou as T-shirts (I Love Portugal) e que conta com a colaboração de Luísa Martins na coordenação de moda e Raquel Costa como criadora que elabora os desenhos e croquis.
Há as mais variadas peças em algodão, tule, veludo e seda, expostas e vendidas no atliê (no Chiado - Rua António Maria Cardoso, 15)) e, agora, no Centro Cultural de Belém.
Que me dizem, meninas (já que a colecção é apenas feminina)? Vamos contribuir para o desenvolvimento da economia do país?
Até ao próximo post :)
CFP