Domingo, 12 de Fevereiro de 2012

Fashion Bleeting / Inspirações, dúvidas e uma dissertação (?)

Bom dia Allurettes (ou, pelo menos, quando comecei a escrever o post ainda se dizia bom dia - às dez da manhã num domingo no Starbucks Chiado. Bom dia, concordamos?)

 

Como sabem ontem foi o Fashion Bleeting, um evento que juntou mais de 100 bloggers nacionais e que contou com palestras dadas pela Susana, do Stiletto Effect, pela Mónica Lice, do Mini-Saia, pelo Pedro Crispim - não só é blogger, como já foi modelo e, neste momento, dirige com a conceituada maquilhadora Sandra Almeida, um projecto chamado Atlier SP - Styling Project em que passam os seus conhecimentos a quem os queia aprender - e pelo Paulo Faustino, que nos ensinou a fazer dinheiro com o nosso blogue.

 

Adorei todas as conferências. Em relaçãos às bloggers, é muito interessante ver como são pessoas muito acessíveis e simpáticas (e que sabem MESMO falar - acabou o estereotipo das pessoas burras da moda!!). O Pedro Crispim foi uma muito agradável surpresa! A melhor palavra para o definir é inspiração! É capaz de ter sido o que falou mais, mas o tempo passou a correr e cada coisa que ele nos dizia/ensinava era vinda de si e do que ele pensava. Nada de “montagens para parecer”. Ele é, e pronto!

 

A palestra de fazer dinheiro do blogue foi muitíssimo interessante. Sinceramente, ainda estou muito na dúvida acerca de colocar ou não essas estratégias em prática. Algumas vou colocar certamente, mas outras... É que isto tem dilemas, como todas as coisas! Até que ponto é que, a partir do momento em que ganhar dinheiro com o blogue, não vou perder o intuito quase instintivo e espontâneo deste meu espaço? Parece-me um pouco como vender a alma...

 

Uma das coisas que queria fazer hoje era explicar-vos como tudo surgiu. Talvez assim eu consiga perceber (e explicar) até onde quero ir com o Allure e me possam ajudar e dar a vossa opinião :) 

 

 (o local de trabalho  - '?)

 

 Os organizadores - Pedro Portela e Sara Sá - visitem os blogues deles, porque vale muito a pena

 

 O Daniel e a Mad

 

 A Mad, eu e a Mia 

(embora eu tenha ficado terrível, as outras não ficaram melhores. Quando tiver mais, mostro)

 

 

Muitas de vocês já leram em artigos de revistas o que os jornalistas dizem sobre mim e sobre o meu blogue. Sabem que existem jornalistas bons, e outros que pegam pelos podres. Sabem quem eu sou pelo que vão lendo. Mas eu quero contar-vos. Quero que saibam, por mim, quem eu penso ser (ainda que possa não corresponder a quem o sou realmente - a nossa visão de nós próprios nunca é tiro certeiro).

 

Desde mínima que adoro meninices (mesmo que a minha mãe não use pinga de maquilhagem, nunca tenha pintado o cabelo e não ligue nada a estas coisas - saio à minha avó e à minha madrinha, pelo que me diz). Comecei por vestir barbies e por me abonecar toda (adorava! Ficava pindérica e divertia-me imenso) - claro que não saia à rua como queria - sempre tive uma mãe com discernimento para não me deixar fazer figuras tristes quando era mais nova).

 

Fui deixando a moda de lado, para me dedicar às mil actividades que me preenchiam o dia (já fiz de tudo e adorei cada coisa - não foi perda de tempo: ajudou-me a construir quem sou). Levei mais a sério algumas coisas - a música (estudei piano e harpa) e o ballet ocupavam as minhas horas livres do colégio (para quem já leu nas notícias, era um colégio da Opus Dei, sim, mas NUNCA me senti obrigada a tomar parte da obra nem nunca niguém fez pressão nesse sentido. É um colégio muitíssimo bom onde tive as melhores professoras que poderia ter desejado, por isso não liguem a tudo o que ouvem).

 

Os anos foram passando e as Vogues e Elles (e companhia limitada) enchiam os armários e a minha imaginação. Adorava aquilo. Eram os meus momentos felizes, de liberdade, quando folheava os editoriais magníficos! Comecei a fazer rascunhos de roupa e, felizmente, tenho uma avó que é óptima costureira e que tem muita paciência para mim. Eu desenhava, a minha avó costurava (e ensinava-me como podia).

 

E os dias passavam-se e eu queria fazer parte deste mundo de tecidos e modelos e criatividade! Não lia muitos blogues na altura (ou nenhum) - passava de vez em quando pelo blog da Cherry Blossom Girl - por isso, não fazia ideia que havia por aí raparigas a percorrer o mundo com o blogue. 

 

Houve um momento da minha vida que marcou o início do meu blogue. Corro o risco de expôr a minha vida um pouco aqui, mas como o Pedro Crispim disse, e eu sublinho, uma coisa são questões pessoais, outras são questões íntimas.

 

A minha relação de dois anos com aquele que ainda é, passados mais de três, o meu namorado, acabou (achava eu que de vez - nunca acreditei em acabar uma relação para voltar a começar... mas a vida às vezes é assim). Achei que era altura de fazer alguma coisa por mim. Uma pequena parte de mim (a parte de miúda parva  - nunca me considerei uma miúda parva, mas tenho momentos em que duvido sinceramente disso =P) achava que ele ia perceber que não era assim tão importante na minha vida. Outra parte via no blogue uma libertação nunca antes alcançada. 

 

Punha muito esforço e dedicação nos meus posts (para quem já leu os primeiros, sabe que não eram posts pretensiosos. Eu via coisas que me chamavam a atenção, pesquisava mais sobre elas, e punha-as aqui). 

 

Entretanto, surgiu o concurso que ia mudar o rumo das coisas! A revista Elle (internacional) e a Nokia juntavam-se para levar uma correspondente (blogger) à semana da Moda de Nova Iorque. Quem me acompanha sabe que me meto em tudo! Concursos ligados à moda - PAPO TUDO =P. Podem achar chato porque a maior parte não ganho, mas nunca desisti de fazer aquilo que gosto de fazer e nunca vou desistir só porque já muitas pessoas me disseram “passamos a vida a votar, já ganhaste alguma coisa?” - já ganhei tanta coisa... já aprendi a ouvir nãos e isso é uma aprendizagem que não tem preço. Talvez seja o que me irá levar mais longe (sim, porque eu não estava habituada à palavra NÃO. E custou, das primeiras vezes...).

 

Fui passando etapas do concurso e fiquei na penúltima etapa, em sexto (ou quarto??) lugar. Não ganhei (NÃO), mas mandaram-me um mail pessoalmente a explicar que era muito nova ainda e que voltasse a concorrer. Achei que este mail era um não muito educado, e agradeci a gentileza que me dedicaram.

 

No entanto, em Portugal as coisas eram diferentes. Ao que parece, ganhar um quarto (ou sexto?) lugar era importante e CHOVERAM (chuva miúda para muitos, um temporal para mim) entrevistas, artigos e afins. O meu blogue começou ao contrário, portanto. Primeiro a imprensa, depois os leitores (quando comecei tinha umas 40 ou 50 almas caridosas que  passavam os olhos pelo Allure).

 

Nunca tive vergonha disto. Muito pelo contrário. Sei que foi a minha persistência nos concursos e o meu trabalho que me levaram à imprensa. Foi ter acreditado quando absolutamente mais ninguém acreditou (não tenciono fazer-me de Calimero - embora seja um pinto muito amoroso - , mas em minha casa a ideia da moda não era bem vista (para não dizer pior) e valeu-me algumas discussões, mas foi assim que soube que era isto que queria, por isso não me arrependo de as ter tido nem desejava que tivesse sido de outra maneira.

O meu blogue tornou-se algo mais, e vê-lo crescer tem sido um privilégio (mas um privilégio muito trabalhoso). Uma coisa é por posts de looks, que traz muitos leitores porque as pessoas têm cada vez menos paciência para ler - aposto que por agora já devo estar aqui sozinha, mas não vos censuro - e o mundo online tem de ser muito visual. Outra coisa é escrever e pesquisar e TRABALHAR as coisas que me interessam, de modo a que também vos interessem. A prova de que tenciono trabalhar cada vez mais para o meu blogue é o Editorial com as tendências de Verão de que vos falei (e do qual já puderam ver o backstage e a primeira parte).

 

E onde é que eu quero ir com o blogue? Porquê todo este trabalho? Primeiro, porque sim. Porque sou teimosa e não faço nada em que não queira pôr todo o meu esforço e dedicação. Não funciono a meio gás. Segundo, porque ADORO escrever, ADORO partilhar as coisas inspiradoras que vejo, ADORO a ideia de poder inspirar alguém. Terceiro, e aqui atirem pedras à vontade, porque esta é a minha maneira de construir currículo na área da moda. Não é a única maneira, porque estou a trabalhar na Fashnpolis (que é uma comunidade de moda), mas é a maneira que me dá mais gosto e que é mais pessoal. O próximo passo é um curso de Styling. Seguem-se certamente mais cursos (possivelmente de confecção e marketing), mas tem de ser tudo com calma, por duas razões. Uma: porque estou a estudar e a trabalhar, o que me deixa pouco tempo livre; duas: porque tudo isto custa dinheiro e eu não ganho para poder fazer cursos sempre que me apetece.

 

Entretanto, vou continuar a chatear tudo e todos para conseguir ir a eventos, ver desfiles e trabalhar, vou continuar a vir aqui todos os dias falar convosco (a minha família virtual) e vou continuar a beber o chocolate quente (que já está frio).

 

Adorei partilhar esta história convosco, e preciso da vossa ajuda minhas queridas. Quero melhorar este espaço (e já tenho algumas ideias). Mas será que o quero tornar rentável? Digam-me de vossa justiça. E lembrem-se que sei aceitar nãos, por isso sejam sinceras e não tenham medo de ferir os meus sentimentos (pessoas honestas precisam-se! E críticas construtivas também. Não têm de escrever em anónimo, porque é preciso muito para me ficar sentida com alguém e não vou certamente ficá-lo convosco, as pessoas que perderam tempo a ler o que escrevi.

 

 

Espero que tenham um óptimo final de Domingo.

 

Da vossa,

Allurette 

(como vêem, trato-vos a vocês como a mim, porque quem escreve não seria ninguém sem quem lê).

publicado por allureurbano às 11:09
link do post | comentar | favorito
30 comentários:
De sabrialcar a 12 de Fevereiro de 2012 às 12:31
:)
Nao é crime nenhum fazer o que se gosta e ser pago por isso. Afinal de contas é o sonho de todos nós que o nosso emprego seja naquilo que mais amamos fazer. E se este bolg assim o permite entao é sem duvida um orgulho. Quem atirar pedras porque tentas fazer curriculo com o teu blog é tolo. Lá porque é divertido e as pessoas gostam nao significa que nao possas ter beneficios com ele.
Ora eu desejo que tenhas montes de beneficio com o teu blog para eu poder continuar a ler por muitos anos ;)

e sim, eu fui uma das que vim aqui parar depois de ver uma noticia no jornal Publico...mas tenho uma desculpa bem grande, sigo muito pouco a moda e estou fora de Portugal :p
mas blogs como teu ajudaram-me a ver que afinal hà pessoas em Portugal que adoram vestir-se bem e com personalidade...porque há muita alma boa por ai que bem precisava de aprender uns truques :D (eu nao sigo tendencias confeco mas, segundo me dizem, o meu guarda roupa grita personalidade LOL)

bom trabalho e continuacao de muita inspiracao :)
De allureurbano a 12 de Fevereiro de 2012 às 13:05
Que palavras tão queridas. Confesso que me emocionei (sou uma chorona =P). Fico mesmo feliz por leres o Allure e tenho a certeza que o teu guarda roupa é óptimo! Porque, afinal, as tendências vêem e vão, mas o estilo fica :)

Muito obrigada por teres lido e tirado tempo para deixar um comentário tão agradável :)

Um grande beijinho
De Carolina Valentim a 12 de Fevereiro de 2012 às 12:33
Adorei ler este post :) a verdade é que me lembro muito bem dessa altura em que decidiste começar o blog. O teu bf disse-me um dia que tu ias começar um blog de moda e é incrível com desde essa altura até agora o Allure cresceu e melhorou tanto. É engraçado olhar para trás (na altura ainda não te conhecia muito bem) e ver a tua evolução. Sem dúvida uma evolução inspiradora para qualquer pessoa porque mostra como se pode lutar pelos sonhos e como as coisas são possíveis se trabalharmos MUITO MUITO e formos realmente apaixonados pelo que fazemos. O Allure é um espaço muito especial, muito teu, e faz-me companhia todos os dias (sim, eu venho cá todos os dias!!haha). Enquanto leitora não vejo qualquer problema em tornares este espaço rentável. É verdade que é um espaço pessoal mas também é um trabalho fantástico e que merece ser recompensado como qualquer outro. Também é certo que compreendo o teu medo de perderes a "espontaneidade" mas "quem não arrisca não petisca", não é? Às vezes a única forma de descobrirmos as coisas é experimentar e eu confio plenamente na tua pessoa quanto a esta escolha. Estou certa de que irás fazer tudo da melhor maneira e mesmo que cometas algum erro é mais uma forma de cresceres como pessoa e nesta indústria da moda :)
Continua com o excelente trabalho e a inspirar-nos todos os dias com este espaço formidável de moda e criatividade. Um grande beijinho
De Patricia Silvério a 12 de Fevereiro de 2012 às 12:59
Não. Não estás sozinha, prova disso é que consegui resistir até ao fim e ler a tua história :) Lembro-me perfeitamente como descubri o Allure urbano. Foi na Noticias Magazine, se não caio em erro. Sempre me defini como uma caça blogguers. E a curiosidade, levou-me a descobrir o teu universo! Gosto imenso do teu blogue. E por experiência própria, acho que não devemos ter pressa em crescer. porque tudo tem um tempo e uma razão para as coisas acontecerem e se realizarem. Tal como tu participei no westrags, blogguers contest 2011. E este concurso abriu-me portas. já fiz um editorial de moda ( https://www.facebook.com/media/set/?set=a.219683128100454.47992.135264409875660&type=3) E atualmente trabalho como assessora de comunicação para a Boneca. E claro chovem propostas para escrever artigos e presenças em showroom. E tal como tu quero fazer especializações nesta área. é tão bom poder fazer o que se gosta. Mas para isso precisamos de lutar pelas nossas coisas. Porque nada nos cai do céu. Nós temos de ao encontro da sorte :)
Na minha opinião acho que o Allure está bom :) Com o tempo ele vai amadurecer pela tua própria experiência e visão das coisas.

Parabens e continua com o bom trabalho.
Quero te fazer um convite :)
beijinho

http://pumps-pumpsfashionpatriciasilverio.blogspot.com/
De allureurbano a 12 de Fevereiro de 2012 às 13:03
Patrícia é tão bom ouvir estas palavras de uma fellow fashion lover! É óptimo haver pessoas como tu que nos inspiram a trabalhar para seguir os nossos sonhos! O teu editorial está fantástico (nem se esperava outra coisa) e tens razao em relação ao amadurecimento. A experiência é um ponto fulcral :)
Obrigada querida :)

Venha o convite, claro :)

Beijinho
De allureurbano a 12 de Fevereiro de 2012 às 13:07
É um privilégio ter amigas como tu, Carolina :) E tens razão, "quem não arrisca, não petisca". Obrigada pela confiança que depositas em mim e no Allure :)
Um grande graaaande beijinho :)
De Antónia a 12 de Fevereiro de 2012 às 12:57
Eu adoro o teu blog, adoro o que escreves e adoro passar aqui todos os dias para ler o que publicas (tenho o blog na minha barra de favoritos :b). Acho que pelo que te dedicas a este projecto deves investir em torna-lo rentável, se o que adoras fazer te pode dar um pouco mais, porque não? (:

beijinho.
De allureurbano a 12 de Fevereiro de 2012 às 13:08
Vocês estão a inspirar-me a dar "o próximo passo" com o blogue :) É mesmo bom ter o teu apoio querida :) Espero que o blog continue na barra de favoritos durante muiito muuuuito tempo :)

Um grande beijinho :)
De Joana vieira a 12 de Fevereiro de 2012 às 13:30
Catarina, o teu blog esta simplesmente fantastico! Gosto imenso, e acredit que para gostar de um blog de moda tem de ser muito credivel e bem elaborado. Continua o optimo trabalho, e se precisares de \" allurecorrespondentes\" ja sabes ; ) Um enorme beijinho, Joana Vieira
De allureurbano a 12 de Fevereiro de 2012 às 17:23
Oh querida que bom é ler o comentário de uma das pessoas que mais me inspirou a criar o blogue :) Muito obrigada Joana :)

Grande beijinho!
De Patricia Silvério a 12 de Fevereiro de 2012 às 13:32
obrigado catarina pelas palavras :) Vou te mandar email mais logo e falamos e trocamos ideias :)
um big kiss e força ai :)

ah diz-me uma coisa:) quanto custou, se não é indiscrição a bolsa da nossa blogguer favorita:)? deixa-me link para comprar :) kiss
De allureurbano a 12 de Fevereiro de 2012 às 17:01
Estás a falar da mala da máquina fotográfica? Eu não sei quanto foi porque foi a kipling que me ofereceu, mas vai para as lojas agora dia 8 de Março. Ah, encontrei o preço - aqui - http://www.stylescrapbook.com/2012/02/stylescrapbook-for-kipling-ss12.html

Custa 99,90€

Beijinho!
De Maria a 12 de Fevereiro de 2012 às 15:05
Olá!! Gostei imenso de vos conhecer! foi mesmo uma tarde produtiva! em relação á publicidade concordo tanto contigo, se formos pela lógica do ganhar dinheiro lá se vai a nossa espontaneidade...

vamos falando! kiss

http://marythetrender.com/
De allureurbano a 12 de Fevereiro de 2012 às 17:02
Igualmente Maria :) Pois, tem de ser pensar...
De Patricia Silvério a 12 de Fevereiro de 2012 às 18:42
sim sim essa :) como fizes-te para conseguires obter uma ? kiss
De allureurbano a 12 de Fevereiro de 2012 às 18:45
Eu costumo receber informações da companhia das soluções e vou aos eventos deles e isso. Soube que a kipling era representada por eles e perguntei quando ia para as lojas. E eles fizeram-me a surpresa e ofereceram-ma =P
De Patricia Silvério a 12 de Fevereiro de 2012 às 19:55
muito bem :) Como me posso associar à companhia das soluções?
http://pumps-pumpsfashionpatriciasilverio.blogspot.com/
De allureurbano a 12 de Fevereiro de 2012 às 23:39
Não sei... comigo eles contactaram-me mas se quiseres posso dar-lhes o nome do teu blogue para eles te passarem a contactar também :)
De Miss Bad a 12 de Fevereiro de 2012 às 23:46
Olá : ) não te cheguei a cumprimentar por vergonha --' estavas mesmo atrás de mim no fashion bleeting, com aquela mala artilhada que amo :D lembras-te de algum blazer azul ?; )
Ficaste com a mesma impressão que eu sobre lucrar com o blog e estou ainda a reflectir muito, muito nisso... não quero perder a minha essência, percebes ?
Gostei imenso da tua história, beijinho ! :D

http://thediariesofmissbad.blogspot.com/
De allureurbano a 12 de Fevereiro de 2012 às 23:47
Ooh! podias ter ido querida! Para a próxima vou eu falar-te!! =P Lembro-me sim claro!! Pois... exactamente isso! Tenho de deixar passar algum tempo e ver se a ideia me agrada =P

Um grande beijinho!
De Patricia Silvério a 13 de Fevereiro de 2012 às 11:33
sim adorava. Obrigado pela atenção Catarina :) Podes fazer isso por mim? beijinho
De allureurbano a 13 de Fevereiro de 2012 às 11:49
Claro que sim querida! Faço já :) Depois diz quando te mandarem algum mail ok? Beijinho!
De Patricia Silvério a 13 de Fevereiro de 2012 às 12:12
Obrigado mesmo! és um amor :) Depois digo-te quando me enviarem um email. e em breve vou entrar em contacto contigo para te fazer um convite :) kiss obrigado
De allureurbano a 13 de Fevereiro de 2012 às 12:32
De nada ;) Fico à espera dear :) Beijinho

Comentar post

PASSATEMPOS / GIVEAWAYS

20% off with code Catarina20 Sheinside - Your Online Fashion Wardrobe

tags

todas as tags

riotloco-vipfashionblogger Sheinside - Your Online Fashion Wardrobe cc Allure NºA OASAP - The
Latest Street Fashion

Follow me :)

bloglovin
follow me

pesquisar

Samsonite2
banner_blogs2 Ta
Samsonite2

Sobre a "Allurette"

links

posts recentes

SURPRESA / SURPRISE

let's SAMBA

Bloggers' day - Part VI -...

If I ever did a tatoo - P...

Bloggers' day - Part V - ...

Bloggers' day part IV - F...

Bloggers' day - Part III ...

Bloggers' day - Part II

Bloogers' day - Part I

Long is the new short

arquivos

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

blogs SAPO

subscrever feeds